F

Notícias de Última Hora

Secti investe R$ 1.24 milhão no Programa Negócios 4.0 para capacitar micro e pequenas empresas do Estado



 A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (SECTI-PE) lançou, na tarde desta ultima segunda-feira (7), em sua sede no Recife Antigo, o Programa Negócios 4.0 – sendo mais uma ação inovadora dentro do Forma.AI. Com foco nas micro e pequenas empresas, empreendedores individuais e profissionais liberais que atuam no setor de comércio, serviços e turismo, o Negócios 4.0 tem como objetivo capacitar pessoas para conduzirem a transformação digital em seus negócios. O investimento é de R$ 1,24 milhão, beneficiando diretamente cerca de 2.500 pessoas – número que pode chegar até 25 mil de forma indireta através do trabalho de multiplicadores.

“Estamos, com isso, dando oportunidade aos que mais precisam, promovendo a inclusão social a partir do fomento à cultura digital. O trabalho que a SECTI vem fazendo mostra o compromisso do Governo do Estado para tornar Pernambuco um celeiro ainda maior de talentos”, diz o secretário Lucas Ramos.

O Negócios 4.0 nasce grande, tendo, já de saída, 12 cidades parceiras por todo o Estado de Pernambuco: Salgueiro, Arcoverde, Petrolina, Santa Cruz do Capibaribe, Serra Talhada, Trindade, Surubim, Petrolândia, Araripina, Garanhuns, Caruaru e Palmares. “Praticamente todas as regiões de desenvolvimento do Estado foram atendidas dentro do programa Negócios 4.0. Vamos trabalhar com melhoria de conhecimento tecnológico nos negócios, em várias áreas, sobretudo nesse processo pós-pandêmico, para que os negócios evoluam cada vez mais”, diz Cesar Andrade, diretor de políticas de CTI e Competitividade.

A execução do programa acontecerá em três etapas usando a metodologia de ondas, sendo assim a primeira voltada para a disseminação de conteúdos sobre as tecnologias digitais aplicadas no setor proposto; a segunda fará a identificação e aperfeiçoamento de potenciais utilizadores das tecnologias habilitadoras em seus negócios, ou seja, ofertando cursos remotos de larga escala em temas relacionados à transformação digital. E a terceira e última etapa será direcionada à formação de multiplicadores para atuarem em seus respectivos territórios. Para isso, serão realizadas atividades de geração de sinergia e capacitação usando os Espaços 4.0.

 

FORMA.AI

O Forma.AI é a maior política pública da história de Pernambuco de formação de pessoas para as habilidades de futuro, estruturado para aprimorar a qualificação de recursos humanos em diferentes níveis de educação, de forma acelerada e preferencialmente nos segmentos de maior intensidade tecnológica nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharias, Matemática e Computação (STEM+C – sigla originada do inglês Science, Technology, Engineering, Mathematics and Computing) que atenda às necessidades do mercado de trabalho, e, ao mesmo tempo, amplie as perspectivas profissionais e possa contribuir para mudanças na estrutura produtiva e social do estado. 


Nenhum comentário