F

Notícias de Última Hora

Câmara aprova criação da Semana Nacional de Prevenção, Conscientização e Tratamento da Microcefalia



Projeto (PL 6429/16) aprovado na Câmara dos Deputados cria a Semana Nacional de Prevenção, Conscientização e Tratamento da Microcefalia. Os eventos serão realizados a cada ano, na semana que compreende o dia 4 de dezembro.
A microcefalia é uma condição neurológica que atrapalha o desenvolvimento de crianças. Em 2016, os casos de microcefalia cresceram no Brasil, quando foi descoberto que era uma consequência da contaminação de gestantes pelo vírus da Zika. Foram mais de mil casos em um ano, com maioria de incidências na região Nordeste.
Autora da proposta, a deputada Mariana Carvalho, do PSDB de Rondônia, explica que o objetivo é esclarecer a população sobre a doença:
"A gente aproveitar essa semana da data, não apenas só o dia, mas toda a semana, para ocorrer ações informativas e de ações que sejam e tenham o caráter preventivo. Assim, fazer mobilizações que sejam até mesmo nas câmaras, nas prefeituras, em escolas, com trabalho com as nossas gestantes para fazer com que elas tenham um acompanhamento e cada vez mais que o pré-natal seja com muito cuidado e rigoroso. Esse acompanhamento é essencial e, muitas vezes, muitas mães não conseguem ter conhecimento da doença e acabam sendo surpreendidas logo ali perto do parto."
O relator na comissão foi o deputado Pedro Cunha Lima, do PSDB da Paraíba, mas seu parecer foi lido pelo deputado Chico Alencar, do Psol do Rio de Janeiro:
"A solução para problemas de saúde não é apenas técnica, medicinal, é também da sua compreensão. Então, a microcefalia, que é muito pouco conhecida de fato, tendo essa semana nacional, ela vai ser mais conhecida pela população, e isso é muito importante, inclusive para superação de preconceitos, que é uma doença social muito forte no Brasil."
O projeto de lei que cria a semana de prevenção, conscientização e tratamento da microcefalia será encaminhado para análise do Senado.

Nenhum comentário