F

Notícias de Última Hora

Chuvas: Bombeiros que ajudavam vítimas na Bahia testam positivo para covid

 

Dos 46 bombeiros do Rio de Janeiro que foram ao interior da Bahia para ajudar as vítimas das enchentes, 19 testaram positivo para covid. De acordo com o jornal O Globo, esses militares infectados estão em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano.

Os bombeiros voltariam neste domingo (2) – em um avião do governo de Minas Gerais – para a capital fluminense. Com apenas dez lugares, a aeronave teria que fazer dois voos. No entanto, o governo da Bahia disponibilizou um hotel e os militares ficarão de quarentena.

De acordo com o coronel Leandro Sampaio Monteiro, secretário de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, “alguns dos militares tiveram sintomas da doença” e fizeram um teste rápido. Após a confirmação do resultado, eles foram isolados. Além dos agentes, o governo do Rio enviou à Bahia 20 embarcações, materiais para socorros em inundações e soterramentos e kits de primeiros socorros. No grupo estão especialistas em desastres, guarda-vidas, operadores de embarcações e profissionais de atendimento pré-hospitalar.

A força-tarefa montada para socorrer as vítimas tem bombeiros da Bahia, mas também de outros estados como Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Norte, Maranhão, Paraíba e Sergipe.

Milhares de afetados

Com base em informações recebidas das prefeituras, a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) atualizou, na tarde deste sábado (1°), os números referentes à população atingida pelas enchentes que ocorrem em diversas regiões do estado. São 32.737 desabrigados, 57.531 desalojados, 25 mortos e 517 feridos. O número total de atingidos chega a 661.508 pessoas.

Os números correspondem às ocorrências registradas em 165 municípios afetados. É importante destacar que, desse total, 153 estão com decreto de situação de emergência.

É o segundo dia consecutivo em que o balanço divulgado pela Sudec não aponta novas mortes pelas fortes chuvas que atingem o estado, enquanto o número de desabrigados diminuiu e o de desalojados aumentou.

Nenhum comentário