F

Notícias de Última Hora

Nenhuma gestante com o ciclo vacinal completo contra a Covid-19 morreu em Pernambuco

 


Em Pernambuco, 14 gestantes morreram em decorrência da Covid-19 desde maio deste ano. Infelizmente, nenhuma delas tinha o ciclo vacinal completo.

A vacinação contra a Covid-19 para grávidas se iniciou no dia 12 de maio para gestantes no Estado, mas apenas uma das vítimas fatais tinha tomado a primeira dose da vacina.

Nesta quarta-feira (1°),  o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, atentou para a importância da vacinação contra a Covid-19 para gestantes. "O levantamento que fizemos essa semana aponta que após iniciarmos a oferta de vacinas para estas mulheres, que ocorreu no começo de maio, 12 de maio, ainda registramos, depois disso, a morte de 14 grávidas por Covid-19 em Pernambuco. Mas, dessas 14, nenhuma tinha finalizado o esquema de vacinação. Na realidade, das 14 gestantes que, infelizmente, vieram a falecer, apenas uma tinha registro de vacinação, mesmo assim de apenas uma dose. Então são 14 vidas que poderiam ter sido salvas pela vacina", informou. 

A vacinação de grávidas passou por um período de suspensão por conta de reações adversas com a vacina da AstraZeneca. Em Pernambuco, a suspensão não foi realizada. O grupo continuou sendo imunizado, mas com o imunizante da Pfizer.  

Longo ainda reforçou que gestantes são mais suscetíveis a desenvolver casos graves da Covid-19. "Vacinar-se é um ato de amor por você, que está grávida, e também pelo seu filho, que pode ser salvo por esse ato e, obviamente, por toda a sua família. As vacinas são seguras para gestantes, podem salvar a vida da gestante e a vida do bebê. É fundamental que todos se mobilizem para que a gente consiga atingir meta de vacinação também nesse público de gestantes, que é tão vulnerável para adoecer gravemente pela Covid-19. Vacina sim, cuidado sempre", destacou o gestor.

Nenhum comentário