F

Notícias de Última Hora

Vítimas de acidente de metrô apresentam quadro estável, aponta balanço

 (Foto: Ana Carolina Guerra/ Esp. DP)



Nesta segunda-feira (18), por volta das 5h30, dois trens se chocaram na estação Ipiranga vitimando cerca de 60 pessoas, que estavam dentro dos metrôs, com escoriações leves, entorses e fraturas, não havendo vítima fatal. Os feridos foram encaminhados para as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da Imbiribeira, Caxangá e do Ibura, além do Hospital da Restauração (HR) e tiveram atendimento prévio através do Corpo de Bombeiros, com sete viaturas, e ambulâncias do Samu. 

Na UPA da Imbiribeira foram recebidos 25 pacientes, até a produção desta reportagem, seis feridos já receberam alta e os outros 19 estão realizando exames ou em observação. A UPA da Caxangá recebeu 11 feridos, tendo 7 recebido alta e quatro pacientes em observação, enquanto a UPA do Ibura recebeu quatro pacientes presentes no metrô, tendo dois recebido alta e outros dois em observação. Já o Hospital da Restauração recebeu sete pacientes na unidade de trauma, estando todos estáveis após a avaliação prévia. Os feridos estão estáveis e, até o momento, apenas 15 pacientes foram liberados. 

No início da manhã, parentes das vítimas tiveram dificuldades para identificar em qual unidade de atendimento seus familiares foram encaminhados para realização do atendimento. Tamires de Oliveira, filha de Dorilândia Clementina da Silva, conta que a mãe estava em um dos metrôs envolvidos na colisão e que é um momento de aflição descobrir para qual unidade de atendimento sua mãe foi encaminhada. “Minha mãe estava no metrô e depois do acidente ela desmaiou e foi socorrida pelo Samu. Estou tentando contato com ela, mas não consegui. Não sei para qual hospital ela foi encaminhada”, relata Tamires.

O acidente
Dois trens da Linha Centro do Metrô do Recife colidiram, por volta das 5h30 desta terça-feira (18), na Estação Ipiranga, no bairro de Afogados. Às 7h, o Corpo de Bombeiros informou que já havia socorrido pelo menos 40 pessoas, mas sem gravidade. Em decorrência do acidente, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) paralisou todas as 15 estações da Linha Centro (Recife, Joana Bezerra, Afogados, Mangueira, Santa Luzia, Werneck, Barro, Tejipió, Coqueiral, Alto do Céu, Curado, Rodoviária, Cosme e Damião e Camaragibe) e a estação Ipiranga permanecerá fechada por tempo indeterminado.

Segundo a CBTU, o trem vindo de Camaragibe com sentido ao Recife estava parado na estação quando uma outra composição que seguia de Jaboatão à capital, bateu. A maquinista que conduzia o segundo trem ficou em estado de choque e foi levada a um posto médico. O gerente operacional do Metrô do Recife, Murilo Barros, relatou ao chegar no local do acidente que ainda é cedo para falar sobre o que ocasionou a batida entre os dois maquinários e que é necessário apurar mais informações.

Nenhum comentário