F

Notícias de Última Hora

Período chuvoso na Bacia do São Francisco tem previsão para outubro, mas vazão de Sobradinho deve aumentar para manter nível do Lago de Itaparica


O período úmido na Bacia do Rio São Francisco deve ocorrer no próximo mês de outubro, segundo previsões da equipe técnica do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), divulgadas na última segunda-feira (3), durante reunião pública realizada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) em Propriá (SE). O encontro serviu para discutir os impactos de uma enchente no São Francisco.
De acordo com Marcelo Seluchi, coordenador-geral de Modelagem, até o início do período úmido da bacia não há previsão de precipitações consideráveis no São Francisco. Ele explicou que o período chuvoso se caracteriza com o registro de, pelo menos, 3 mm (milímetros) de chuva, por no mínimo cinco dias seguidos. “E essa previsão só existe para meados do próximo mês”, ressaltou Seluchi.
Diante do cenário, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) reforçou que as premissas na bacia do São Francisco são de uma defluência de 267 metros cúbicos por segundo (m³/s) no reservatório de Três Marias, em Minas Gerais, devendo aumentar para 275m³/s no final de setembro e 285m³/s no final de outubro.
Sobradinho
Além disso, o reservatório de Sobradinho, no norte da Bahia, opera com 700m³/s e deverá aumentar para 720m³/s no final de setembro, para manter o nível mínimo de 20% em Itaparica, em Pernambuco, enquanto que a média de Xingó, em Alagoas, permanece em 598m³/s. Conforme os números, até o dia 1º de outubro o volume útil de Três Marias deve sair de 38,81% atualmente para 35,34%; o de Sobradinho, de 28,55% para 25,57%; e  o de Itaparica, de 21,83 para 20,18%.
(ASCOM)

Nenhum comentário