Pernambuco: Coronel investigado por pedir abraços e beijos a PMs é punido com prisão disciplinar
Investigado por constrangimento contra nove policiais militares, o ex-comandante do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), coronel Joseny Bernardino dos Santos, foi punido com quatro meses de prisão disciplinar.
A decisão foi publicada no boletim geral da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco essa semana.
De acordo com a portaria nº 2980, o caso aconteceu no segundo semestre de 2016 e em abril de 2019, na sede do 1º BPTran, no bairro de San Martin, na Zona Oeste do Recife, onde as vítimas trabalhavam.
O investigado costumava se dirigir ao local e, após cumprimentar as policiais militares, pedia abraços e beijos no rosto e nas mãos.
Segundo a portaria, os atos “foram se tornando mais frequentes, criando um clima de constrangimento e incômodo para as vítimas”. A Corregedoria considerou as provas apresentadas por cinco das nove mulheres.
De acordo com a portaria, houve insuficiência de provas do cunho sexual na conduta do ex-comandante, sob a alegação de que as vítimas afirmaram que o suspeito não chegou a externar para elas qualquer proposta de natureza sexual.
A decisão informa que o ex-coronel foi punido com base no artigo 112 do Código Disciplinar dos Militares do Estado de Pernambuco, que se refere à conduta dos militares. (Folha PE)
Nenhum comentário