F

Notícias de Última Hora

Vereador Marquinhos do N4 cobra a renovação do PELC em Petrolina

 


Esporte é vida, além de promover a saúde, melhora a qualidade de vida, disciplina e proporciona o convívio social. Como um desportista nato e incentivador da prática esportiva, o vereador de Petrolina, que é líder da Bancada de Oposição da Câmara Municipal, Marquinhos do N4, reuniu representantes do Programa de Esporte e Lazer da Cidade (PELC) na manhã desta quinta-feira (07) para juntos lutarem pela reativação das atividades do Programa Federal, criado para atender às necessidades de esporte recreativo e de lazer da população. O vereador Marquinhos do N4 cobra a renovação do PELC em Petrolina.

O contrato com o Governo Federal para a manutenção das ações do Programa em Petrolina termina agora no mês de abril e há um temor que ele não seja renovado, pois depende do município para a manutenção de suas atividades e até o momento o poder público municipal não sinalizou a renovação do contrato. 

“O Programa desenvolve a implantação de núcleos de esporte recreativo e de lazer, sejam eles localizados em regiões urbanas ou rurais, em comunidades e povos tradicionais ou povos indígenas. É no núcleo, considerado centro de convivência social, que as manifestações esportivas e de lazer são planejadas e desenvolvidas. As praças, as quadras, os salões paroquiais, os ginásios esportivos, os campos de futebol e os clubes sociais são exemplos de espaços destinados aos núcleos. Nesses, as atividades de lazer, de esporte, culturais, artísticas e intelectuais acontecem baseadas no princípio da gestão participativa e democrática. E o município tem a obrigação de oferecer este programa para a população de nossa querida Petrolina, e oportunizar crianças, jovens e adultos a prática esportiva, como um instrumento de educação e lazer”, frisa Marquinhos do N4.   

O vereador também questiona a gestão municipal o que está faltando para a renovação desse contrato. “O que falta para que o executivo possa renovar o contrato junto ao Programa do Governo Federal?”.

Ainda segundo Marquinhos do N4, o estímulo de programas como este deve ser prioridade de uma gestão que se preocupa em ofertar à população o esporte e o lazer, que devem ser tratados como políticas públicas e direitos de todos.

“Vamos mover os setores políticos de todas as esferas de governo no município, para garantir a permanência deste Programa em Petrolina, que funciona como ação educativa e de inclusão social e cultural”, conclui.

Os colegas parlamentares, Samara da Visão, Gilmar Santos e pastor Alex de Jesus subscreveram o Requerimento de Marquinhos do N4, apresentado durante sessão ordinária desta manhã e aprovado em plenária.    

PELC

Oferece infraestrutura de equipamento público esportivo qualificado com o objetivo de incentivar a iniciação esportiva em territórios de vulnerabilidade social das grandes cidades brasileiras. Assim sendo, as atividades esportivas, recreativas e de lazer ofertadas por meio do PELC coadunam com os objetivos propostos de Espaços Esportivos e a utilização desses espaços para a execução das atividades.

Nenhum comentário