F

Notícias de Última Hora

Sucesso na estratégia: baixa procura por atendimento de sintomáticos respiratórios encerra serviço na UBS João Paulo II aos sábados

 


A baixíssima procura por atendimentos das síndromes gripais na Unidade Básica de Saúde (UBS) João Paulo II aos sábados levou a Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) a encerrar as atividades a partir deste sábado (19). A decisão foi baseada no atual cenário epidemiológico do município a partir da redução dos casos de síndromes gripais.

 

A UBS João Paulo II, junto à UBS Mussambê, estava em funcionamento aos sábados desde o dia 15 de janeiro deste ano quando a situação era de aumento de casos leves de síndromes gripais, que envolvia Covid-19. “A intenção era absorver as fichas azuis das nossas emergências, como o Hospital Campanha e Unidade Pediátrica, deixando essas duas unidades para os casos mais graves. Conseguimos atingir o nosso objetivo com a abertura dessas duas unidades aos finais de semana, visto que a cada sábado que as unidades abriam, tínhamos cada vez menos atendimentos nas urgências e conseguíamos realizar atendimentos à população, com testagem para Covid-19 e atendimento com médico e enfermeiro”, destacou o secretário de Saúde de Juazeiro, Fernando Costa.

 

No último sábado, a UBS João Paulo II realizou apenas 12 atendimentos para sintomáticos respiratórios, todos negativos para Covid-19. “Nestes dois meses, analisamos todos os dados de atendimentos em toda a nossa rede de saúde e vimos que após o pico de casos do final de 2021 e início de 2022, tivemos queda não apenas nas urgências, mas nas próprias UBSs durante a semana, bem como na procura pela testagem para Covid-19 no Centro de Cultura. Então estamos encerrando o atendimento no João Paulo II já que conseguimos atender este fluxo pela Rede Especializada, como sempre ocorreu e sem prejuízo”, explicou o secretário de Saúde.

 

Atendimentos na rede especializada

 

Em dezembro de 2021, o Hospital de Campanha realizou quase 1.700 atendimentos. Em fevereiro o número foi de 725. “No último sábado, o Hospital de Campanha realizou das 7h30 às 13h30, quando a UBS João Paulo II estava em funcionamento, cinco atendimentos e a Uped teve apenas três atendimentos para pessoas com sintomas gripais”, disse o superintendente da Atenção Especializada, Eduardo Rafael de Sousa Neto.

Nenhum comentário