F

Notícias de Última Hora

Prefeitura de Petrolina adquire 126 mesas digitais e interativas para a Educação Especial

 


Visando transformar a aprendizagem dos estudantes da Educação Especial de Petrolina em uma experiência lúdica e divertida, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, investiu mais de R$2 milhões, na aquisição de 126 mesas digitais e interativas, da plataforma “PlayTables”. O novo equipamento conta com jogos, livros digitais e mais de 30 aplicativos, que potencializam o desenvolvimento motor, social, cognitivo, emocional, raciocínio lógico e a resolução de problemas, com foco na alfabetização e no letramento dos alunos com deficiência.


A nova tecnologia se caracteriza pela fácil usabilidade e é fundamentada nas diretrizes curriculares do MEC. Os aplicativos desenvolvem a memorização, atenção, paciência e criatividade, deixando os alunos mais curiosos, observadores, concentrados e comprometidos. Através da sua linguagem lúdica, os jogos engajam naturalmente os alunos, potencializando o processo de ensino-aprendizagem através de vários recursos, como o desenho livre, pintura, memória, quebra-cabeça, fábrica de números, tabuada divertida, matemática, guardiões da natureza, ciências, geografia, história, musicalização, entre outros.


Para facilitar o uso da tecnologia educacional, os professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), participaram de uma formação na Escola do Saber. A diretora do Centro de Educação Inclusiva de Petrolina (CEIP), Emiliana Freire, ressalta que os equipamentos qualificarão ainda mais o atendimento especializado da rede municipal de ensino, incentivando a inclusão dos estudantes.


“De modo lúdico, o aluno será estimulado por um universo de cores, sons e personagens que fornecem ferramentas para desenvolvimento dos aspectos motores, cognitivos, afetivos e sociais. Queremos aperfeiçoar os métodos de ensino, de maneira dinâmica e tecnológica, pois há um envolvimento maior do aluno, possibilitando não só a expansão da área educacional, como também suas habilidades de independência e autonomia”, pontuou Emiliana.

Nenhum comentário