F

Notícias de Última Hora

De novo: líder orienta e bancada derruba pedido para realização de audiência pública sobre aumento da passagem em Petrolina

Assim como ocorreu na semana passada, um pedido de Audiência Pública foi barrado no Plenário da Câmara de Vereadores de Petrolina. Nesta terça-feira (22) foi a vez do Requerimento n° 085/2022, de Gilmar Santos (PT) ser vetado, após orientação do líder da Bancada Governista, Diogo Hoffmann (PSC).

Gilmar solicitava uma audiência com a participação popular, com objetivo de debater o reajuste na passagem do transporte coletivo municipal. A alta ocorreu meses após a empresa concessionária receber um subsídio da Prefeitura.

Reunião interna

Contudo, Diogo voltou a orientar a Bancada a barrar a audiência, já que – assim como ocorreu no pedido para debate sobre a situação financeira da FACAPE – uma reunião com representantes da Atlântico já está marcada e o assunto será discutido internamente na Câmara.

Além disso, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) teria acionado a Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA) cobrando informações sobre o reajuste. “Consideramos pré-matura a realização de uma audiência pública“, argumentou Diogo. “Vamos ouvir a empresa e a AMMPLA“, explicou.

“Manobra”

Gilmar lembrou aos estudantes presentes no Plenário que tal gesto do líder era uma “manobra”. “É importante que a população saiba quem vota contra o povo“, disse o petista. O líder da Situação, Marquinhos do N4 (Podemos) reiterou que o subsídio foi aprovado pela mesma Situação a qual derrubou o Requerimento, já que todos da Oposição (Elismar Gonçalves, Gilmar, Marquinhos e Samara da Visão) votaram contra.

A votação

O Requerimento foi derrubado por 10×6. Maria Elena de Alencar (MDB), Ruy Wanderley (PSC), Alex de Jesus (Republicanos) foram os únicos situacionistas a votarem favoravelmente à audiência. Eles acompanharam a Oposição, composta por Gilmar, Marquinhos e Samara.  Ronaldo Silva (União Brasil) se absteve.

Votaram contra: Major Enfermeiro (MDB), Edilsão do Trânsito (MDB), Diogo Hoffmann, Wenderson Batista (União Brasil), César Durando (União Brasil), Zenildo Nunes (MDB), Manoel da Acosap (União Brasil), Capitão Alencar (Patriota), Josivaldo Barros (PSC) e Marquinhos Amorim (Republicanos). Elismar e Osório Siqueira (MDB) justificaram ausência da sessão.

Nenhum comentário