F

Notícias de Última Hora

Semana pode começar com anúncio de novas restrições contra a covid-19 em Pernambuco

 

Há expectativa de que, nesta segunda-feira (7), o Governo de Pernambuco anuncie medidas restritivas contra a Ccovid-19. Diante do cenário de aceleração da variante Ômicron, já predominante no Estado, o secretário estadual de Saúde, André Longo, convocou a antecipação da discussão do protocolo atual – que teria validade, inicialmente, até 15 de fevereiro.

Foi anunciado em 27 de janeiro que o então decreto de restrições à pandemia seria prorrogado por mais duas semanas. Na ocasião, Longo informou que novas medidas só seriam anunciadas dias antes do caso final. O planejamento, no entanto, mudou, conforme explicado pelo chefe da pasta, pela análise de aumento de 18% nas solicitações de leitos de UTI em uma semana e alta no número de casos e óbitos causados pelo novo coronavírus.

“Pernambuco está, atualmente, entre os cinco Estados com mais medidas de restrição no Brasil e é um dos poucos que exige, além do passaporte vacinal, o exame negativo da Covid-19 para entrada em eventos. No entanto é um fato inegável a aceleração da Ômicron e vamos aguardar a conclusão desta semana epidemiológica para analisar os dados de forma pormenorizada para tomar as decisões que se façam necessárias. Como sempre ressaltei, o Governo do Estado não vai hesitar em ampliar as medidas, caso os indicadores se imponham”, antecipou durante coletiva de imprensa o secretário André Longo.

Caso o protocolo seja endurecido, é possível que festas privadas e grandes eventos sejam inviabilizados. Atualmente, eles estão permitidos desde que tenham até 3 mil pessoas em locais abertos e 1 mil em espaços fechados ou 50% da capacidade do local, valendo o que for menor. Além da comprovação vacinal com duas doses ou dose única para quem tem até 54 anos e o reforço para quem tem a partir de 55 anos. A partir de 300 pessoas, é preciso apresentar teste negativo.

Proibir a realização de eventos que reúnam essa quantidade de pessoas – principalmente no Carnaval, celebrado entre 26 de fevereiro e 1º de março – vem sendo, inclusive, um pedido de instituições como o Conselho Regional de Medicina do Estado de Pernambuco (Cremepe) e o Comitê Científico do Consórcio Nordeste, atualmente presidido pelo governador Paulo Câmara (PSB).

A recomendação do Consórcio Nordeste, emitida na última quinta-feira (3), leva em conta o aumento da média móvel de casos do novo coronavírus. Dados apresentados no documento mostram que, em 25 de junho de 2021, tinham sido registrados 75 mil novos casos pelo País, com média de 74,5 mil em 7 dias. Em 29 de janeiro de 2022, foram 207 mil novos casos, com média de 184 mil casos em 7 dias.

No fim de janeiro, o Cremepe já havia defendido que festas, reuniões, cerimônias, formaturas e todo tipo de aglomeração fossem proibidas pelo governo do Estado. Para a autarquia, essa seria uma forma de demonstrar coerência em mais um duro momento de enfrentamento à covid-19.

Covid-19 em Pernambuco

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesse sábado (5), mais 5.660 casos e 10 óbitos pela Covid-19. Agora, Pernambuco totaliza 728.518 casos confirmados da doença, sendo 56.456 graves e 672.062 leves, que estão distribuídos por todos os 184 municípios pernambucanos, além do arquipélago de Fernando de Noronha, e 20.722 mortes.

JC Online

Nenhum comentário