F

Notícias de Última Hora

Redução de público em eventos em locais abertos e fechados passa a valer em PE; confira novo protocolo


Novas restrições devido à pandemia da Covid-19 começaram a valer em Pernambuco nesta quarta-feira (9). Até o dia 24 de fevereiro, o limite de público em eventos em todo o estado foi reduzido de 3 mil para 500 pessoas, em espaços abertos, e de 1 mil para 300 pessoas, em ambientes fechados (veja vídeo acima).

Essas medidas não valem para o período de carnaval. Entre os dias 25 de fevereiro e 1º de março, nenhum tipo de evento ou festa, em espaços privados ou públicos, com ou sem comercialização de ingressos, pode ser realizado em Pernambuco, conforme anunciado pelo secretário estadual de Saúde, André Longo, na terça-feira (8).

Nos dias em que os eventos podem ser realizados, devem ser exigidas tanto a comprovação de vacinação contra a Covid-19 quanto a apresentação de teste negativo para a doença. Essa norma é válida para locais abertos e fechados, incluindo circos, cinemas, teatros e jogos de futebol.

Para eventos corporativos, como reuniões de trabalho, palestras, seminários, formaturas e colações de grau, que são considerados não-festivos, o limite passa a ser de até 1,5 mil participantes. O decreto que oficializa o novo protocolo de convivência com a doença foi publicado na edição desta quarta-feira (9) do Diário Oficial do Estado, mas foi anunciado pelo governo estadual na segunda-feira (7) , após uma reunião do Gabinete de Enfrentamento à Covid-19.

 

Na ocasião, o poder executivo também informou o cancelamento do ponto facultativo nas repartições públicas estaduais durante o carnaval. Com isso, os servidores públicos vão trabalhar nos dias que seriam de folga por causa da folia: 28 de fevereiro e 1º de março, a Segunda-feira de Carnaval e a Terça-feira Gorda, respectivamente.

Medidas
Ainda segundo o decreto, até o dia 31 de março de 2022, o acesso ao público a cinemas, teatros, museus, restaurantes, bares e lanchonetes, inclusive os localizados em shopping centers, em centros comerciais e em feiras de negócios, fica restrito a quem apresentar certificados de comprovação do esquema vacinal atualizado.

O governo do estado justificou que o novo protocolo foi adotado devido à aceleração do número de casos do novo coronavírus e ao aumento das solicitações de vagas em leitos para pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag).

Antes, o Comitê Científico do Consórcio Nordeste, que é presidido pelo governador de Pernambuco, Paulo Câmara(PSB), tinha solicitado medidas mais severas para conter a Covid-19. Entidades médicas também pediram que o estado proibisse festas no período de carnaval.

G1 Petrolina

Nenhum comentário