F

Notícias de Última Hora

Inep divulga resultados do Enem 2021

 

Os estudantes inscritos na edição de 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem acessar a Página do Praticipante no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para saber suas notas no exame. É que o resultado do exame foi  divulgado nesta quarta-feira (9) para os inscritos na versão regular e para os que fizeram a reaplicação, segundo informações do portal G1.

Com o resultado das notas, os participantes podem se inscrever nas seleções dos programas federais como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), Prouni (Programa Universidade Para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

As inscrições para o Sisu poderão ser feitas do dia 15 ao dia 18 de fevereiro. O prazo de inscrição para o Prouni é de 22 a 25 de fevereiro. Já no início de março, do dia 8 ao dia 11, poderão se inscrever os candidatos ao Fies, que neste ano oferta 110.925 vagas.

O Enem é a principal porta de entrada para universidades públicas e privadas que utilizam a nota do exame como forma de ingresso. A nota do Enem também serve como critério de avaliação para o Prouni e para o Fies.

Regras para inscrição no Prouni e Fies
Os dois programas exigem que o estudante de escola pública ou bolsista de escolas particulares tenha tirado a nota mínima de 450 no Enem e que não tenha zerado na redação. O Prouni oferece bolsas de estudo de 50% a 100% em universidades privadas. Já o Fies é um financiamento estudantil.

Sisu

Os estudantes que queiram ingressar em uma universidade federal, devem usar a nota do Enem no Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, que é uma ferramenta virtual onde estãop disponibilizadas as vagas nas instituições de ensino federais. Lá as notas dos participantes são classificadas e quanto maior a nota, maior a chance de conseguir a vaga.

Universidades Estrangeiras

O Inep também possui convênios com instituições de ensino de outros países e as notas do Enem também são aproveitadas nos processos seletivos para ingresso em faculdades estrangeiras.  Atualmente,  são 51 instituições de ensino em Portugal conveniadas. Cada instituição define as regras e os pesos para uso das notas. A lista das instituições está disponível no portal do Inep.

Nenhum comentário