F

Notícias de Última Hora

Esta noite, nascerá o maior e o mais rico partido político do Brasil

 

São 33 até agora, mas logo mais quando se reunir o Tribunal Superior Eleitoral, serão 34 os partidos políticos aptos a disputarem as eleições de outubro próximo. Virá à luz o União Brasil, que terá seu registro finalmente confirmado pela Justiça.

Não há 33 linhas distintas de pensamento político no país, nem 20, nem 10, mas a criação de partidos virou um negócio que rende muito dinheiro aos seus donos. Em vários casos, ao seu único dono, que pode ser uma pessoa ou uma família.

O União Brasil resultará da fusão entre o PSL e o DEM. O PSL tem um dono: o deputado federal Luciano Bivar (PE). É o partido pelo qual Bolsonaro se elegeu presidente em 2018, e o abandonou. ACM Neto (BA) é o presidente do DEM, mas não seu dono.

Com 55 deputados federais, o PSL, e 26, o DEM, o União Brasil formará a maior bancada na Câmara, ultrapassando o PT, que tem 53 deputados. Mas isso talvez seja por pouco tempo. De 20 a 30 deputados bolsonaristas do PSL irão para o PL.

É no PL do ex-mensaleiro do PT Valdemar Costa Neto que hoje se abriga Bolsonaro para tentar se reeleger. Nem por isso o União Brasil perderá a condição de o mais rico dos partidos. Só do fundo eleitoral contará com quase R$ 800 milhões.

Dado o seu tamanho, o tempo de propaganda eleitoral do União Brasil no rádio e na televisão será também o maior. Some dinheiro e tempo de propaganda e avalie o quanto o novo partido será atraente para os políticos em geral, e os candidatos em particular.

Sergio Moro quer trocar o Podemos pelo União Brasil. Se não o fizer, Bivar quer ser candidato a presidente pelo União Brasil na esperança de virar vice de Moro. ACM deseja apenas ser candidato ao governo da Bahia, sem ligar-se a Bolsonaro ou a Lula.

E assim caminha a humanidade – ou melhor, uma fatia dela que diz só pensar no bem do seu país.

(Via: Blog do Noblat)

Nenhum comentário