F

Notícias de Última Hora

Educação Infantil de Petrolina resgata cultura do carnaval com atividades lúdicas em sala de aula

 


A celebração do carnaval é uma das festas mais bonitas e alegres da cultura brasileira. O brilho das fantasias, as cores e a alegria das pessoas contagiam. As crianças adoram participar das brincadeiras, jogando confetes e serpentinas para o alto, enquanto dançam ao som das marchinhas de carnaval. Nesse sentido, os Centros Municipais de Educação Infantil, Unidades com pré-escola e Novas Sementes realizaram durante toda esta semana, atividades lúdicas em sala de aula para potencializar ainda mais a paixão pela data comemorativa.

 

Com elementos da cultura popular brasileira, as letras, danças e figuras emblemáticas do carnaval fizeram parte dos trabalhos pedagógicos dos estudantes. Mesmo com o cancelamento do carnaval, o objetivo da ação foi inserir as crianças no universo das festividades, estimulando a imaginação, através de atividades de recorte, colagem, oficinas de pintura, confecção de máscaras e fantasias, contação de histórias, momento temático com músicas e decoração em sala de aula.

 

Os principais símbolos da festa Momesca são manifestações autênticas da cultura popular, por isso, é tão importante conhecer duas raízes, influências e evolução. Na Rede Municipal de Ensino de Petrolina temos a preocupação de preservar a cultura de uma festa típica brasileira que traz alegria, diversão e integração. É uma satisfação ver a alegria no rosto de cada um dos nossos alunos, pois são nesses momentos, de interação coletiva, que fortalecemos o vínculo entre eles e a construção de sua própria identidade”, explicou a secretária Executiva da Primeira Infância, Poliana de Castro.

Nenhum comentário