F

Notícias de Última Hora

Dinheiro “esquecido” em bancos deverá ser pago em até 12 dias úteis

 

Com a criação do Sistema Valores a Receber (SRV), o Banco Central (BC) terá até 12 dias úteis para efetuar o pagamento do dinheiro “esquecido” pela população em contas bancárias. O débito será realizado via PIX.

Caso o banco não ofereça a possibilidade de receber o valor por PIX, o Banco Central disponibilizará e-mail e telefone da instituição financeira para que o cidadão entre em contato e solicite o pagamento.

Segundo o BC, cerca de R$ 8 bilhões estão parados em bancos e instituições financeiras de todo o país. Para verificar se tem saldo disponível, o cidadão deve acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br.

Ao entrar na página, é preciso informar número do CPF e data de nascimento, para pessoas físicas, e CNPJ e data de criação da empresa, para pessoas jurídicas. Caso o cidadão tenha valores a receber, o sistema informará a data para solicitar o resgate do dinheiro.


O Sistema Valores a Receber havia sido suspenso em janeiro deste ano, devido ao grande número de acessos na plataforma.

Segundo a instituição, as solicitações de transferência poderão ser realizadas a partir de 7 de março. O BC alerta que não há risco de perda ou prescrição dos recursos, e que os valores permanecerão guardados nas instituições financeiras.

O Banco Central também alertou os cidadãos sobre golpes. “O BC não entra em contato com os cidadãos. Qualquer informação sobre valores a receber só poderá ser obtida a partir de 14/02/2022.

A solicitação de resgate no SVR será feita por meio de usuário e senha e os recursos serão transferidos diretamente das instituições financeiras para os cidadãos, que não devem fazer qualquer depósito prévio a qualquer pessoa ou instituição”, informou a instituição.

Nenhum comentário