F

Notícias de Última Hora

Covid-19: Há 7 dias com 100% de ocupação de leitos de UTI, Sesab não prevê reabertura de leitos em Juazeiro

 

Desde o dia 28 de janeiro de 2022 que o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do Município de Juazeiro, Norte da Bahia, registra a ocupação total dos leitos de UTI para Covid-19 disponíveis na cidade baiana. Ou seja, há uma semana não há vagas disponíveis em leitos de terapia intensiva para pacientes acometidos pela pandemia do novo coronavírus na cidade.

O que disse a Sesab?

Em resposta aos questionamentos da equipe de jornalismo do Blog, a Secretaria da Saúde do Estado afirmou que acompanha diuturnamente diversos indicadores relacionados à Covid-19 como taxa de ocupação de leitos, número de casos ativos e de novos casos. A Sesab resaltou ainda que é a partir da análise destes indicadores são definidas ações a fim de reduzir o espalhamento do vírus e garantir a assistência às pessoas acometidas pela doença.

A Sesab disse ainda que no último dia (27/01), o Governador Rui Costa anunciou a abertura de novos leitos para a assistência aos pacientes com Covid-19. No Hospital Espanhol, além dos 30 leitos clínicos e dos 40 de UTI já em funcionamento, serão abertos, nos próximos dias, outros 30 (16 de UTI e 14 clínicos). Entre as outras unidades que também receberão leitos estão o Hospital Metropolitano (30 clínicos); Hospital Costa dos Coqueiros/Riverside (80 clínicos e 10 de UTI) e o Instituto Couto Maia (10 leitos clínicos pediátricos). Com os novos investimentos, somente em 2022, o total de leitos para tratamento de Covid-19 agregados à rede estadual é de 66 leitos de UTI e 164 clínicos. As unidades podem atender pacientes de toda a Bahia, independente do município de residência.

Novos leitos só serão disponibilizados para a capital e região metropolitana

Questionado sobre o fato de que todos os leitos abertos pelo Governador da Bahia, Rui Costa (PT), são em Hospitais de Salvador e região metropolitana,  a assessoria de imprensa limitou-se a responder que: “A Secretaria da Saúde do Estado continua a garantir a assistência aos pacientes acometidos pela Covid-19”.

Nós vamos continuar acompanhando com atenção a evolução dos indicadores da pandemia em Juazeiro (BA).

Nenhum comentário