F

Notícias de Última Hora

Em Pernambuco deputados voltam a trabalhar pela internet devido à Covid, dois meses após retomarem sessões presenciais

 

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) decidiu voltar a fazer sessões pela internet, por causa da alta de casos de Covid-19 no estado. O Legislativo pernambucano passou 1 ano e 8 meses atuando em formato remoto e, em novembro, retomou os trabalhos presenciais. Mas essa determinação só valeu por pouco mais de dois meses.

A Alepe entrou em recesso no dia 21 de dezembro e os deputados retomariam os serviços presenciais nesta terça-feira (1º). Agora, os trabalhos legislativos serão exercidos de forma virtual até pelo menos o dia 25 de fevereiro.

A decisão, segundo a assembleia, foi tomada após deliberação da Mesa Diretora. A Reunião de Instalação da 4ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura ocorre às 14h30, pela internet, sob o comando do presidente da casa, deputado Eriberto Medeiros (PP).

Também deve participar o governador Paulo Câmara (PSB), que, em seu último ano de mandato, fará a leitura da mensagem do Executivo aos deputados.

Segundo a Alepe, foram considerados, para a suspensão dos trabalhos, a escalada do número de casos de Covid-19 em todo o estado e o surto da Influenza A H3N2. Com as sessões virtuais, a Alepe busca diminuir a circulação de pessoas nas dependências da casa.

As sessões, reuniões plenárias e de comissões e votações serão realizadas por meio do Sistema de Deliberação Remota (SDR). A permanência dos trabalhos virtuais deve ser reavaliada no dia 25 de fevereiro.

Até essa data, também ficam suspensas outras atividades presenciais, como audiências públicas e reuniões solenes.

Os servidores só podem ir à Alepe presencialmente em casos em que “a presença for imprescindível ao funcionamento da Casa”.

Nessas situações, as atividades deverão ser concentradas no período de 9h às 15h, salvo quando as atribuições do setor tiverem que ser executadas em horário diverso. Os trabalhos dos gabinetes parlamentares seguirão determinação de cada deputado

Nenhum comentário