F

Notícias de Última Hora

Com aumento da vazão de Sobradinho, SAAE Juazeiro executa ações de monitoramento em trechos do Rio São Francisco

 

Com o aumento da vazão da Barragem de Sobradinho e a consequente elevação do nível do Rio São Francisco, o Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) de Juazeiro iniciou, no último final de semana, um ação para executar ações de monitoramento a partir da quantidade de água que está sendo liberada no Velho Chico.

De acordo com a nota pública enviada pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), até o dia 24 de janeiro, a cada dois dias, a barragem de Sobradinho estará liberando 500 m³/s (metros cúbicos de água por segundo), totalizando ao final do dia 24 uma vazão de 4.000 m³/s.

Nossa equipe está atenta. Já instalamos 11 pontos de monitoramento às margens do rio, e mais 8 serão instalados até informal do mês. Este monitoramento servirá de base para definir as cotas topográficas de inundação na cidade“, esclarece a engenheira de Projetos e Obras do SAAE, Vanda Rosado.

A diretora-presidente do SAAE, Josilene Alixandre, explicou que serão instaladas bombas potentes nas comportas da barragem do São Geraldo, no bairro Tabuleiro, para transpor a água dos riachos urbanos para o outro lado do dique, caso haja necessidade de fechamento dessas comportas. “Estamos monitorando também a comporta da Uneb, onde será instalado outro conjunto motobomba, que numa necessidade de fechamento da comporta, bombeará para o rio com a mesma finalidade das bombas da barragem do São Geraldo”, concluiu Josilene.

Além de Josilene Alixandre e Vanda Rosado, as visitas técnicas foram acompanhadas também pelo secretário de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano, Rubens Torres, além de engenheiros e técnicos, que percorreram o bairro Angary, o entorno da Marinha e a Barragem do São Geraldo.

Nenhum comentário