F

Notícias de Última Hora

Pernambuco autoriza uso da Pfizer como reforço para quem tomou vacina da Janssen

 

Arquivo-SEI

Pernambuco autorizou o uso da vacina da Pfizer/BioNTech como reforço para quem tomou a Janssen (dose única). A decisão foi anunciada na quinta-feira (9) e leva em conta o pouco quantitativo de doses enviadas ao Estado pelo Governo Federal, que contemplará apenas 11% da população a qual precisa da segunda dose da Janssen.

A autorização é baseada em recomendação do Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação e também leva em consideração a falta de previsão pelo Ministério da Saúde (MS) para envio de mais insumo da Janssen para o Estado.

“Precisamos acelerar o reforço daqueles que tomaram uma dose da Janssen. Com a indisponibilidade do insumo para todos, será possível fazer o reforço com a Pfizer. Alguns pernambucanos já completaram 5 meses da primeira aplicação, sendo indispensável, de acordo com os estudos, aumentar os níveis de anticorpos no organismo, ampliando a proteção contra a Covid-19”, afirma a superintendente de Imunizações da SES-PE, Ana Catarina de Melo.

Após essa segunda dose com a Pfizer, quem se imunizou inicialmente com a Janssen ainda vai precisar tomar a dose de reforço ou terceira dose, respeitando o intervalo previsto pelo Governo de Pernambuco para a imunização.

Nenhum comentário