F

Notícias de Última Hora

Datafolha: 51% consideram Lula o melhor presidente da história; Bolsonaro é o pior para 48%

 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o melhor presidente que o país já teve para 51% dos brasileiros, conforme pesquisa do Datafolha divulgada neste domingo (19). Jair Bolsonaro foi avaliado como o pior da história por 48% dos entrevistados.

Segundo o instituto, o petista, que governou entre 2003 e 2010, ficou 40 pontos à frente de Bolsonaro, escolhido por 11% como melhor do país. Foi a primeira vez que o nome do atual presidente foi incluído nesta pergunta pelo Datafolha.

Em levantamentos realizados entre 2015 e 2016, durante a Lava-Jato e a crise política que levou ao impeachment de Dilma Rousseff (PT), Lula foi considerado o melhor dirigente da história em índices que variaram de 35% a 40%. O auge da aprovação ocorreu em 2010, quando 71% o consideraram melhor presidente.

Entre os entrevistados que citaram Bolsonaro como pior presidente, os índices mais negativos estão entre os desempregados (57%) e estudantes (65%). Lula é considerado o pior por 18% dos entrevistados, seguido por Fernando Collor (8%), Dilma (7%), FHC e Sarney (ambos com 2%).

O levantamento foi realizado de 13 e 16 de dezembro com 3.666 pessoas, em 191 cidades. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos.

O ex-presidente e o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (sem partido) se encontraram em jantar na noite deste domingo (19), em São Paulo. O evento foi promovido pelo grupo Prerrogativas, integrado por advogados, juristas e artistas. O governador da Bahia, Rui Costa, também esteve presente.

Já Bolsonaro esteve no Guarujá, litoral paulista, e afirmou a apoiadores que a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de liberar a aplicação da vacina da Pfizer/BionTech contra a Covid-19 de crianças de 5 a 11 anos é “inacreditável”.

“Estamos trabalhando. Nem a tua é obrigatória, é liberdade. Criança é coisa muita séria. Não se sabe os possíveis efeitos adversos. É inacreditável o que a Anvisa fez. Inacreditável!!! Se depender de mim, é o pai que decide. Você que decide. Não é governador, não”, disse.

Nenhum comentário