F

Notícias de Última Hora

Após intensas chuvas, barragens se rompem e outras 10 são monitoradas na Bahia

 

Desde o fim de novembro, moradores de cidades da regiões sul e extremo sul da Bahia são castigados pelas fortes tempestades. Também por causa das fortes chuvas, algumas barragens romperam e outras são monitoradas no estado.

O primeiro rompimento da barragem ocorreu, neste sábado (25), no distrito de Iguá, em Vitória da Conquista, no Sudoeste baiano, mas o córrego da barragem também atinge rios que chegam até Itambé. Segundo a prefeitura, apesar da seriedade do rompimento, não houve feridos nem foram registrados graves prejuízos nas redondezas.

A prefeitura de Itambé divulgou alerta na noite de sábado (25), por causa do rompimento de uma barragem com alto volume de água na região. O comunicado pediu que moradores da margem do rio Verruga fossem retirados com urgência. Em Jussiape, a cerca de 230 quilômetros, outra barragem se rompeu.

Uma série de vistorias técnicas foram feitas nos últimos dias para verificar o estado das barragens na região. De acordo com o coronel Jadson Almeida, assistente do comando-geral do Corpo de Bombeiros da Bahia, a corporação monitora cerca de 10 barragens do estado.

“Em alguns locais, não houve rompimento, mas a água da barragem transbordou. Então, retiramos famílias de suas residências de forma a protegê-las”, observou o comandante ao O Globo. E acrescentou: “A informação que temos é que é uma situação que não ocorre há 32 anos. Eu nunca vi isso na carreira, um volume tão grande de chuva atingindo tantas cidades ao mesmo tempo”.

Cenário
Até este domingo (26), a Defesa Civil registrou a morte de 18 pessoas, e 72 cidades estão em situação de emergência — 37 delas ficaram submersas — e mais de 480 mil foram afetadas pelas chuvas torrenciais de alguma forma. Além dos mortos, a Defesa Civil estadual estimava, à tarde, que havia 286 feridos, 16 mil desabrigados e 19.580 desalojados.

Nenhum comentário