F

Notícias de Última Hora

Univasf lança Plano de Retomada de Atividades Presenciais

 


A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) lançou o Plano de Retomada de Atividades Presenciais, que visa orientar o retorno das atividades administrativas e acadêmicas presenciais na Instituição em meio ao contexto da pandemia de Covid-19.

O Plano foi aprovado pelo Conselho Universitário (Conuni) na última reunião ordinária, realizada em 27 de agosto. Juntamente com o Protocolo de Biossegurança, o documento estabelece as bases para que o retorno das atividades ocorra de acordo com o cenário mais seguro possível.

Elaborado por um Grupo de Trabalho formado por servidores e discentes da Univasf, o plano determina que a retomada das atividades deve ocorrer de forma segura, gradativa, planejada, regionalizada, monitorada e dinâmica, considerando as especificidades de cada campus, bem como a dinâmica de saúde das regiões onde os campi da Univasf estão inseridos, de modo a preservar a saúde e a vida das pessoas. Essas ações devem seguir as diretrizes já estabelecidas no Protocolo de Biossegurança da Univasf assim como critérios epidemiológicos de acompanhamento da pandemia, definidos e/ou deliberados pelos municípios e estados em que a Universidade está presente.

O pró-reitor de Ensino, Adelson Oliveira, ressalta que o Plano de Retomada e o Protocolo de Biossegurança são complementares e as diretrizes de ambos serão observadas para o planejamento do retorno às atividades presenciais. “Esses dois documentos são muito importantes, porque determinam as condições ideais e necessárias para a retomada das atividades presenciais na Univasf”, afirma. Ele lembra que o calendário acadêmico 2021, que será executado no ano de 2022, utiliza essas diretrizes como parâmetro.   

O Plano de Retomada de Atividades Presenciais está dividido entre os eixos de atividades administrativas, de ensino e extensão, e atividades laboratoriais, e adota o “Riscômetro”, uma metodologia de mapeamento dos ambientes universitários quanto ao risco de exposição e disseminação da Covid-19, desenvolvida pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Entre as ações estabelecidas destaca-se a elaboração por parte dos setores administrativos e colegiados acadêmicos do seu próprio Plano de Execução, que deverá descrever a forma como serão implementadas em cada setor as medidas previstas. Nos Anexos do documento, consta o Plano de Execução de Atividades da Unidade Siass, como um modelo que pode ser seguido.

O documento define critérios para a retomada das atividades presenciais e parâmetros para as mudanças entre as quatro fases definidas até a completa retomada. Entre os parâmetros destacam-se cobertura vacinal da população dos municípios e da comunidade acadêmica de cada campus da Univasf, redução constante da média móvel de casos e mortes por Covid-19, taxa de ocupação de leitos de UTI e fator Rt, que mede a taxa de transmissão por pessoa infectada, que deverá ser menor ou igual a 1. Para acompanhar a execução das ações será constituída uma Comissão de Acompanhamento e Monitoramento do Plano de Retomada na Univasf.

Em virtude da pandemia de Covid-19, a Univasf interrompeu as atividades presenciais no dia 19 de março de 2020 em todas as unidades acadêmicas, incluindo atividades administrativas, de ensino teóricas e práticas, extensão e pesquisa. Foi mantido o acesso às dependências da Universidade para serviços essenciais e estabelecidas as atividades administrativas passaram a ser realizadas de forma remota.

Nenhum comentário