F

Notícias de Última Hora

Brasil atinge marca de 200 milhões de doses de vacinas aplicadas

 


Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil está entre os quatro países que mais vacinam a população. Neste domingo (5), mais um número histórico foi alcançado: já são mais de 200 milhões de doses de vacinas aplicadas em todo o território nacional.

A marca soma as primeiras e segundas doses aplicadas. Além disso, são consideradas as imunizações realizadas em dose única. Atualmente, já são 134,1 milhões de pessoas vacinadas com ao menos uma dose, o que representa 83,8% da população vacinável. São 66,5 milhões de brasileiros que concluíram o esquema vacinal, isto é, duas doses ou dose única recebidas no braço.

Aquisição de vacinas

A chegada regular de vacinas, que são cruciais para a conter o avanço da doença, é resultado de uma estratégia diversificada do Governo Federal para a aquisição dos imunizantes. O Governo Federal realizou a encomenda tecnológica e a transferência de tecnologia entre o laboratório da Astrazeneca e a Fiocruz. Existem ainda acordos diretos com as farmacêuticas Pfizer, Janssen e com o Instituto Butantan. Houve ainda a adesão para a cobertura de 10% da população brasileira junto ao mecanismo da Organização Mundial da Saúde (OMS), Covax Facility.

Até o momento, 253,7 milhões de doses já foram distribuídas aos estados. A Fiocruz é a instituição que mais entregou doses ao Plano Nacional de Operacionalização Contra a Covid-19 (PNO), coordenado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), com 101,1 milhões de vacinas entregues. O Butantan já entregou 92,6 milhões de unidades da Coronavac; Pfizer contribuiu com 55,2 milhões; e a Janssen com 4,7 milhões.

Nenhum comentário