F

Notícias de Última Hora

Ministro da Saúde diz que país pode iniciar testagem em massa para Covid-19 em setembro

 


Com mais de 562 mil mortes por Covid-19, o Brasil pode iniciar um programa de testagem em massa em setembro. Pelo menos essa é a expectativa do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que em abril prometeu testar quase 20 milhões de brasileiros por mês, mas a previsão só diminuiu neste tempo.

Segundo Queiroga, desta vez a Fiocruz já disponibilizou 300 mil testes PCR para detecção do novo coronavírus. A instituição consegue hoje produzir cerca de 10 a 15 milhões de testes ao mês.

“O TED já está certo. Agora, é receber os testes e começar a testar. Já tem 300 mil testes em condição para serem distribuídos. E vamos fazer eventos pra mostrar como esses testes devem ser usados. E também a vigilância genômica (para identificação das variantes)”, explicou Queiroga, que acrescenta que o temor da variante Delta incentiva a aceleração da testagem.

“Esse mês fizemos pouco e queremos ampliar, até por conta da variante delta, que vem causando preocupação nos EUA, Reino Unido, França, Itália e Espanha. Não será diferente no Brasil. Um aumento no número de casos, uma maior pressão sobre o sistema hospitalar, não necessariamente acompanhada do aumento do número de óbitos. Vigilância em saúde é pra isso”, concluiu.

Apesar das quase 1 mil mortes diárias, Queiroga acredita que hoje já se pode dizer que o Brasil vive um momento de "tranquilidade" comparado a outros momentos na pandemia.

“Ainda é um momento de tranquilidade. 900 mortes por dia é muito, mas pra quem teve dia de 4 mil óbitos é uma situação bem mais tranquila”, resumiu.

Nenhum comentário