F

Notícias de Última Hora

Lula afaga PSB, mas incentiva PT a disputar governo de Pernambuco

 

O ex-presidente Lula (PT) desembarcou no Recife na semana passada com o objetivo principal de buscar o apoio do PSB a sua futura candidatura ao Palácio do Planalto em 2022.

Em encontros com caciques do PSB, o petista ressaltou que o foco do PT será a disputa nacional e que, para isso, o partido estaria disposto a abrir mão de disputas majoritárias nos estados.

Apesar do afago ao PSB de Pernambuco, Lula tem incentivado petistas, nos bastidores, a articularem um candidatura ao governo do estado. O nome mais forte seria o do senador Humberto Costa.

O cálculo de caciques do PT é de que o PSB não pode ficar com as duas principais vagas majoritárias que estarão em disputa no pleito do próximo ano: a de governador e a de senador.

Sem poder tentar reeleição, o governador Paulo Câmara deseja tentar o Senado e, para seu substituto no governo, quer lançar o ex-prefeito do Recife Geraldo Júlio, também filiado ao PSB.

A avaliação de petistas, contudo, é de que uma chapa majoritária “pura” de PSB seria politicamente difícil, o que abre espaço para o PT disputar uma dessas vagas.

Nenhum comentário