F

Notícias de Última Hora

Com capacidade para 100 passageiros, avião militar dos EUA decolou com 640 durante caos no aeroporto de Cabu

 

Com centenas de pessoas tentando fugir desesperadamente do Afeganistão, em cenas dramáticas no aeroporto internacional de Cabul, horas depois de o Talibã assumir o controle do governo, uma aeronave militar americana transportou, em segurança, 640 pessoas a bordo — a capacidade “oficial” do avião é de cerca de 100 passageiros.

De acordo com relatos publicados pela imprensa dos EUA, o C-17 Globemaster III operado pela Força Aérea dos EUA estava prestes a decolar rumo à base de al-Udeid, no Qatar, com alguns passageiros selecionados pelos americanos, na noite de domingo.

Contudo, a aeronave foi invadida, e centenas de pessoas se amontoaram no chão. Segundo o site Defense One, citando fontes do Departamento de Defesa, a tripulação “tomou a decisão de partir”, e cerca de 640 pessoas desembarcaram no destino final, em segurança. Inicialmente, falava-se em até 800 passageiros.

O Pentágono não se pronunciou sobre a operação, tampouco declarou se outras aeronaves decolaram com tamanho número de passageiros — em 2013, um outro C-17 transportou 670 pessoas que escapavam de um tufão nas Filipinas, também realizando o voo em segurança.

Até hoje, o “recorde” de passageiros em um avião de resgate pertence à empresa israelense El Al, que em 1991 levou 1.088 pessoas a bordo de um Boeing 747-200 durante a Operação Salomão, que transportou milhares de judeus etíopes para Israel.

Nenhum comentário