F

Notícias de Última Hora

Pernambuco recebe mais 184.250 doses de vacina da AstraZeneca

 


Pernambuco recebeu mais 184.250 vacinas da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz. O imunizante chegou ao Aeroporto Internacional do Recife, na Zona Sul do Recife, na madrugada desta sexta-feira (16), e será utilizado para a aplicação da primeira dose naqueles que ainda não iniciaram o ciclo vacinal. 

“Vamos destinar toda essa nova remessa para aplicação da primeira dose em quem ainda não tomou. Assim, estaremos ampliando o número de pernambucanas e pernambucanos que iniciam o esquema vacinal. Sempre lembrando que a segunda dose é absolutamente necessária para que a imunização esteja completa”, reforçou o governador Paulo Câmara (PSB).

A nova remessa foi levada ao Programa Estadual de Imunização (PNI-PE) para verificação de temperatura e separação dos quantitativos por cidade. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), as doses serão entregues às 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), e ficarão à disposição dos gestores municipais, ainda na manhã desta sexta-feira.

Com esse novo lote, o estado contabiliza mais de três milhões de vacinas apenas da Astrazeneca recebidas. Os quantitativos dessa remessa serão destinados à imunização por faixa etária, além de servir para a aplicação de 100% das primeiras doses de trabalhadores bancários e dos Correios, novo grupo incluído pelo Ministério da Saúde, responsável pela aquisição e distribuição do imunizante aos estados.

“Os municípios devem ficar atentos e utilizar esse lote apenas com a finalidade de aplicação da primeira dose”, reforçou a superintendente de Imunizações da SES-PE, Ana Catarina de Melo. Ela lembrou, ainda, que a segunda dose, que pode ser aplicada entre 60 e 90 dias após a primeira, só deve ser feita com as vacinas que forem encaminhadas com essa finalidade.

Quantidade de vacinas

Segundo o governo de Pernambuco, desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, o estado já recebeu 6.060.650 doses de imunizantes, sendo 3.051.670 da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz, 2.184.160 unidades da CoronaVac/Butantan, 656.370 doses da Pfizer/BioNTech e 168.450 da Janssen.

Nenhum comentário