F

Notícias de Última Hora

Ministério da Saúde confirma bancários entre grupo prioritário e destina 20% de doses de vacinas à categoria e Correios

 


Um percentual de 20% do total das doses de vacinas contra a covid-19 está oficialmente destinado aos bancários e empregados dos Correios: trabalhadores de setores essenciais ao país. A medida foi confirmada pelo Ministério da Saúde por meio de nota técnica publicada na última quarta-feira (14) incluindo a categoria bancária no grupo prioritário da vacinação.

Com a inclusão dos bancários no Plano Nacional de Imunização (PNI) do Sistema Único de Saúde (SUS) — reivindicada, desde o início da pandemia, pela Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) e outras entidades sindicais — estados e municípios podem iniciar a imunização destes trabalhadores.

“Sabemos o quanto é importante a vacinação dos bancários da Caixa, que desde o início da pandemia se mostram essenciais no pagamento do auxílio emergencial e de outros benefícios sociais para milhões de brasileiros”, destaca o presidente da Fenae, Sergio Takemoto. “Com os empregados vacinados, também diminuem os riscos de contaminação da população que precisa de atendimento nas agências do banco”, acrescenta.

A nota técnica do Ministério da Saúde é resultado de diferentes ações dos representantes dos bancários e dos trabalhadores dos Correios junto ao governo federal. No início deste mês, durante reunião com entidades sindicais, o ministro Marcelo Queiroga confirmou a categoria como prioritária na vacinação. Só este ano, a Fenae enviou dois ofícios à Pasta solicitando a inclusão dos trabalhadores da Caixa no grupo prioritário.

Nenhum comentário