F

Notícias de Última Hora

Morte de bebê indígena de 3 dias pela Covid-19 é confirmada em PE

 (Foto: Arquivo/AFP)


A mais jovem paciente a morrer pelo novo coronavírus em Pernambuco é uma recém-nascida indígena, com três dias de vida. A morte da bebê da etnia pipipã, de Floresta, Sertão do estado, foi registrada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) no boletim epidemiológico da Covid-19 desta terça-feira (5). Foram confirmados laboratorialmente mais 58 óbitos, sendo 32 homens e 26 mulheres, nas últimas 24 horas. Agora, o estado totaliza 749 mortes.

A cidade de Floresta tem, atualmente, quatro casos em investigação, dois casos descartados, um confirmado e um óbito. "Neste momento de dor, nos solidarizamos com a família enlutada e amigos. Pedimos a toda a população florestana que continue em isolamento social, usando máscaras e lavando as mãos frequentemente, pois essas atitudes são para combatermos o vírus", pontuou a Secretaria de Saúde de Floresta, em nota.

O secretário estadual, André Longo, e o secretário de saúde do Recife, Jaílson Correia, comentaram o caso em coletiva online nessa segunda-feira (4). "O que a gente tem até agora é que a gestante realizou consulta particular com parto e laqueadura na rede privada no dia 27 de abril. Na madrugada de sábado (2), a criança foi levada a uma maternidade municipal em Floresta. Ela chegou a ser atendida, foi medicada, voltou para casa. Em casa, evoluiu para uma condição de insuficiência respiratória e foi a óbito e o resultado deu positivo para Covid-19. A mãe estava assintomática, segundo informações que foram colhidas. Por se tratar de um óbito infantil, o caso ainda está em investigação", afirmou Longo, ontem. Após as investigações, a morte entrou no boletim do estado desta terça.

"É um evento raro a questão de óbitos descritos na literatura médica internacional de tão pouca idade. Sabemos que o recém-nascido tem sua imunidade frágil por natureza. Só para se ter uma ideia do quão raro é esse evento. A gente tem aqui o dado do Recife, que é o que tenho, só 2% dos casos tem menos de 10 anos de idade, mas o fato de ser raro não significa que não aconteça", disse Jailson Correia.

Os óbitos contabilizados nesta terça foram de pessoas residentes nos municípios do Recife (23), Jaboatão dos Guararapes (10), Olinda (6), Vitória de Santo Antão (3). Paulista (2), Camaragibe (1), Buenos Aires (1), Cabo de Santo Agostinho (1), Floresta (1), Garanhuns (1), Itaquitinga (1), Limoeiro (1), Palmares (1), Paudalho (1), São José da Coroa Grande (1), Jaqueira (1), São Lourenço da Mata (1), Tamandaré (1) e Taquaritinga do Norte (1).

Das 58 mortes registradas no último boletim do estado, que ocorreram entre os dias 14 de abril e 4 de maio, 57 pacientes tinham idades entre 36 e 93 anos, e um com três dias de vida. As faixas etárias eram: 0 a 9 anos (1), 30 a 39 (3), 40 a 49 (5), 50 a 59 (8), 60 a 69 (9), 70 a 79 (16), 80 ou mais (16).


Do total, 45 apresentavam comorbidades confirmadas. O mesmo paciente pode ter mais de uma comorbidade. Seis não tinham comorbidades. Os demais casos ainda estão em investigação pelos municípios. As comorbidades foram: hipertensão (27), diabetes (14), doença cardiovascular (13), doença de Alzheimer (1), obesidade (8), AVC (4), tabagismo (4), doença pulmonar obstrutiva crônica (1), etilismo (1), asma (2), infarto (1), insuficiência venosa crônica (1), esquizofrenia (1), tuberculose (1), imunodepressão (1), artrite (1), doença renal (2) e doença hepática (1).

Casos

Nas últimas 24 horas, foram confirmados 462 novos casos da Covid-19 no estado. Entre os confirmados, 271 se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 191 são casos leves. Agora, Pernambuco totaliza 9.325 casos confirmados, sendo 5.741 graves e 3.584 leves.

Dos casos graves, 2.091 evoluíram bem, receberam alta hospitalar e estão em isolamento domiciliar. Outros 1.589 estão internados, sendo 221 em UTI e 1.368 em leitos de enfermaria, tanto na rede pública quanto privada. O boletim registra mais 77 novos pacientes recuperados da doença, totalizando 1.312 pacientes curados do novo coronavírus em Pernambuco.

Até agora, os casos graves confirmados da doença estão distribuídos por 131 municípios pernambucanos, além do arquipélago de Fernando de Noronha e de ocorrências de pacientes de outros estados e países.

Com relação à testagem dos profissionais de saúde com sintomas de gripe, até agora, 2.334 casos foram confirmados e 1.562 descartados. Outros 1.077 casos ainda estão em investigação. As testagens abrangem os profissionais de todas as unidades de saúde, sejam da rede pública (estadual e municipal) ou privada. 

Nenhum comentário