F

Notícias de Última Hora

Governo de Pernambuco solicita envio de respiradores pelo Ministério da Saúde

 (Foto: Istockphoto/Reprodução.)

Em ofício encaminhado na tarde ontem quinta-feira (7) ao ministro da Saúde, Nelson Teich, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, solicitou o envio imediato de 100 ventiladores mecânicos para implantar mais 60 leitos de UTI na rede estadual de saúde. Os equipamentos serão usados também para reforçar as salas de estabilização das 15 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do estado.

"A taxa de avanço do vírus tem se ampliado de forma significativa e tem gerado um impacto crescente nos sistemas público e privado de saúde. Atualmente, mais de 200 pacientes estão nas UPAs estaduais sendo assistidos com suporte de oxigênio e/ou ventilação mecânica, mas aguardando uma vaga de UTI", afirma o secretário estadual de Saúde, André Longo.

O maior impeditivo atual para ampliação dos leitos de UTI, segundo o governo do estado, é a indisponibilidade de ventiladores mecânicos no mercado. Apesar de já ter adquirido 525 unidades em diversos fornecedores nacionais e internacionais, os prazos de entrega têm sido continuamente postergados. No último sábado, o estado recebeu uma remessa de 30 dos 65 respiradores anteriormente solicitados ao Ministério da Saúde.

Nas últimas semanas, a rede de saúde observou um aumento de mais de 400% nas internações de casos suspeitos da Covid-19. "No entanto, todos os pacientes que estão aguardando, momentaneamente, a transferência para centros de referência, estão sendo assistidos em unidades de saúde que contam com estrutura de salas de estabilização, pontos de oxigênio e respiradores", informou o governo de Pernambuco.

Um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que, em 2019, no Norte e Nordeste, apenas  Pernambuco contava com mais de 50 respiradores para cada 100 mil respiradores – taxa só atingida por outros estados do Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Com um total de 2.736 respiradores, sendo 2.112 (77%) no SUS, o estado ocupa a nona posição na proporção entre respiradores para a população no país.
 

Fonte: DiarioPE

Nenhum comentário