F

Notícias de Última Hora

Ao defender Estado, Lula diz: "Ainda bem que natureza criou o coronavírus"

Ao defender Estado, Lula diz: "Ainda bem que natureza criou o ...

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que a pandemia da covid19 permitiu que se possa entender a necessidade do Estado para resolver crises. Na frase, dita em entrevista concedida ontem à revista Carta Capital, Lula disse que "ainda bem que natureza, contra a vontade da humanidade, criou esse monstro chamado coronavírus".

O petista exaltou o vírus para criticar pessoas que acreditam que "nada que é público que presta", que "tem que vender tudo que é público". Esse grupo formaria uma "elite grosseira", que seria responsável por Jair Bolsonaro (sem partido) estar no Planalto. "Essa crise do coronavírus somente o Estado é que pode resolver isso".

"Ainda bem que a natureza, contra a vontade da humanidade, criou esse monstro chamado coronavírus porque esse monstro está permitindo que os cegos enxerguem, que os cegos comecem a enxergar que apenas o Estado é capaz de dar solução a determinadas crises." No início da tarde de hoje, o ex-presidente pediu desculpas pela frase, que classificou como "infeliz". Críticas a Bolsonaro Lula ainda criticou os problemas envolvendo o auxílio emergencial de R$ 600. Há relatos de problemas para retirada do benefício. "Eles prometeram e sequer eles cumpriram com a tarefa de dar R$ 600 e as pessoas ficarem em casa e se protegerem do coronavírus."

A conduta de Bolsonaro na pandemia também foi observada pelo expresidente. Lula diz que o atual presidente que Bolsonaro está cometendo um genocídio ao "receitar remédio contra toda a comunidade científica"..Para o petista, Bolsonaro está cometendo crime de responsabilidade ao "não respeitar a ciência".

Lula também avalia que Bolsonaro "não é capaz de formular um pensamento que seja razoável". 

Elite "raivosa" e "perversa"

 Para o ex-presidente, a "elite raivosa" é "perversa, não quer que o debaixo suba sequer um degrau".

Na entrevista, o ex-presidente, já condenado em dois processos na Lava Jato por corrupção e lavagem de dinheiro, não deixou de fazer as tradicionais críticas a Sergio Moro, ex-ministro da Justiça, ex-juiz da operação e ex-aliado de Bolsonaro. 

Para ele, a elite "conseguiu inventar uma coisa mais sofisticada para me pegar: inventar uma denúncia de corrupção". O petista diz que, se juntar Moro, o MPF (Ministério Público Federal) e parte da mídia, não se consegue ter um "Lula de honestidade". Os processos em que Lula foi condenado tiveram as sentenças confirmadas por instâncias superiores. 


Nenhum comentário