F

Notícias de Última Hora

Consumo de bebidas alcoólicas aumentou durante a quarentena Hábito pode elevar os riscos de dependência e violência doméstica

Projeto que proibia consumo de bebida alcoólica em espaço público ...

O excesso no consumo de bebidas alcoólicas durante o isolamento social é um cenário que preocupa especialistas. A nova forma de viver tem promovido a intensificação ou o surgimento de alguns hábitos, como o de beber. A Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas (Abead) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertam para o consumo abusivo de álcool e outras drogas.  

As redes sociais têm sido o grande palco que traz à luz a relação das pessoas com o álcool nesse período. A coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade UNINASSAU Petrolina, Samara Oliveira, pontua que “o uso abusivo de álcool e outras drogas pode trazer prejuízo à saúde física e mental, gerar impactos negativos nos relacionamentos e aumentar a agressividade. Nesse momento, é importante manter hábitos saudáveis e gerenciar o uso de bebidas alcoólicas”, ressaltou.

Samara alerta para o comportamento pós-pandemia. “´É importante ter atenção, pois hábitos produzidos nesse período podem acabar seguindo depois, tornando uma válvula de escape para todo o contexto de insegurança que iremos enfrentar após o isolamento”, pontuou.

Outro fator preocupante é a probabilidade do aumento dos casos de violência doméstica. Segundo a Abead, a bebida diminui a ativação do freio do cérebro, chamado de lobo pré-frontal. “As pessoas ficam com efeitos sedativos, mas aumenta a impulsividade. E ‘sem freio’, pode ocorrer um aumento nos índices de violência, em especial, a doméstica”, reforçou a psicóloga.

A advogada e professora Ariana Andrade, pontua que “o álcool é um dos fatores que aumenta a violência doméstica, não é uma justificativa, mas um fator. A OMS pediu, recentemente, para que todos os países limitassem o consumo de bebidas alcoólicas durante o confinamento, devido às consequências negativas, como a violência doméstica e o feminicídio”.

Nenhum comentário