F

Notícias de Última Hora

Chesf divulga alerta sobre cheias do rio São Francisco



A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) divulgou um comunicado em que recomenda “a não ocupação de áreas ribeirinhas situadas na calha principal do rio” nos próximos dias, por conta das cheias do Velho Chico. De acordo com o comunicado, “a defluência média diária da Usina Hidrelétrica de Sobradinho foi elevada para a faixa de 1.600 m³/s a partir de ontem, quarta-feira, 15,  a fim de atender a diretriz de armazenamento mínimo em Itaparica de 30% do Volume Útil (VU)”.
A elevação na defluência da UHE Sobradinho para a faixa de 1.600 m³/s, de acordo com a Chesf, deve-se ao fato da defluência da UHE Xingó ter sido elevada para 1.300 m³/s, a fim de contribuir com a melhora na qualidade da água na região do Baixo São Francisco.

Veja imagens da barragem de Sobradinho:

Conforme diretriz estabelecida durante a Reunião de Avaliação das Condições da Operação dos Reservatórios da Bacia do Rio São Francisco, coordenada pela Agência Nacional de Águas (ANA), em 7 de abril de 2020, a defluência média diária de Xingó deverá permanecer na ordem de 1.300 m³/s até o final de maio.
“É fundamental chamar atenção para o fato de que a depender das condições de atendimento ao SIN, poderá ocorrer a necessidade de aumento de geração da UHE Xingó acima dos valores supracitados”, informa a Chesf.

“Neste sentido, evidencia-se fortemente a importância da não ocupação de áreas ribeirinhas situadas na calha principal do rio. Solicitamos a ampla divulgação junto às comunidades ribeirinhas”, finaliza o comunicado.

No último fim de semana, o engenheiro agrônomo Daniel Martins registrou imagens das cheias do rio São Francisco na região de Casa Nova. 









Em alguns locais, as estradas já estão alagadas.


Nenhum comentário