F

Notícias de Última Hora

Sindsemp faz blitz em Unidades de Saúde de Petrolina para avaliar condições de trabalho de servidores na operação Covid-19



Nessa quinta-feira(19), a  diretoria do Sindicato de Servidores  Públicos Municipais de Petrolina, realizou blitz  em duas AMES e na Policlínica Municipal. O presidente Walber Lins e sua equipe,  foi ver de perto como está  à assistência  dentro das unidades de saúde depois dos Decretos Municipais que determinam que a população permaneça em casa, e a suspensão de consultas eletivas nas unidades básicas de saúde da família. As medidas foram tomadas como forma de prevenção ao Corona vírus Covid-19.  Em Petrolina, o boletim divulgado hoje, coloca 13 casos suspeitos e  6 descartados. A Secretaria de Saúde também acompanha 7 casos de H1N1 sob investigação.
Na Policlínica Municipal, o Sindsemp encontrou poucas pessoas para atendimento na unidade, no entanto, na sala de espera, muitos estavam próximos uns aos outros, e foram orientados a aumentar a distância entre as cadeiras. Os servidores e servidoras usavam máscaras e faziam higiene das mãos com o uso constante de álcool em gel. A coordenação da unidade já organizou a suspensão de parte do atendimento eletivo.

O blitz seguiu para a AME Manoel Possídio, no Bairro Areia Branca. Lá, a dificuldade foi com a própria população que ainda não entendeu a orientação de isolamento em casa. Um homem procurou a unidade apenas para aferição de pressão arterial. A coordenação e os servidores  organizaram a separação de pacientes idosos e crianças, com sintomas de doenças respiratórias, e a equipe está usando máscaras em todo o tempo de atendimento. O Sindsemp fez um remanejamento de uma servidora gestante da sala de vacina, já que a legislação federal, determina que mulheres nesse período não devem trabalhar nesse setor.

Na AME Amália Granja, servidores e servidoras estão atendendo casos que deveriam estar suspensos. Eles relataram ao sindicato que ainda estão fazendo coletas de sangue e vacinação, por exemplo, o que atrai pacientes ao posto, colocando-os em situação de exposição ao Covid-19. Enfermeiras e técnicas pediram a intervenção do Sindsemp no sentido de solicitar a suspensão desses atendimentos à Secretaria de Saúde para preservar a própria população, e para otimizar o uso dos equipamentos de proteção individual para quando realmente os servidores precisarem nesse momento de pandemia.

Para o presidente do Sindsemp,  Walber Lins,  o acompanhamento nas unidades de saúde é importante para avaliar a segurança do trabalho de servidores e servidoras que estão na linha de frente, lidando diretamente com os pacientes que possivelmente se contaminarem com o corona vírus. “Nossos servidores e servidoras ficam mais expostos e são o grupo mais importante nesse processo de apoio à população de Petrolina. Vamos começar com a vacinação contra o H1N1 por eles,  para que fiquem protegidos. E precisamos garantir que não faltem os EPI’s e toda a condição de trabalho que eles precisam. Eles não podem se isolar em casa, então tem que estar bem, para cuidar da saúde do povo.” Explicou Walber. 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sindsemp Petrolina

Nenhum comentário