F

Notícias de Última Hora

Governo confirma 621 casos do novo coronavírus e fala em epidemia nacional

Resultado de imagem para Governo confirma 621 casos do novo coronavírus e fala em epidemia nacional

O Ministério da Saúde atualizou seu balanço de vítimas do novo coronavírus no país nesta quinta-feira (19). Agora são 621 casos confirmados e 6 mortes de acordo com as estatísticas divulgadas pela pasta. Até quarta-feira eram 428 infectados com 4 óbitos.
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, destacou o caráter nacional da doença e afirmou que, com exceção da região Norte, há aumentos sistemáticos em todo o país.
“O que poderia ser um brote em uma região, em uma cidade, em uma localidade, parece que está aumentando em bloco em todos os estados. Parece uma coisa em relação a um cenário muito mais de característica nacional do que regional”, disse Mandetta.
“E isso deve ficar muito mais claro nas próximas semanas, o que vai aumentar, o que vai eventualmente alterar para mais ou para menos as nossas previsões de casos, nossa necessidade de fazer a expansão do sistema”, completou.
O ministro explicou, no entanto, que a característica da COVID-19 no país não é, ao menos por enquanto, de alta letalidade individual. Em São Paulo, por exemplo, onde foram registrados os primeiros óbitos, a taxa é de 1%. Ele explicou ainda 98% dos infectados "vão bem" e outros 2% são muito graves.
Transmissão sustentada
De acordo com o ministro, o Brasil tem "transmissão sustentada" da doença em ao menos 7 estados. Essa transmissão foi identificada em São Paulo e Pernambuco; no sul de Santa Catarina (região de Tubarão) e em três capitais: Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre. A transmissão comunitária se dá quando não é mais possível saber quem passou o vírus para quem.
"O Brasil vai trabalhar com os números verdadeiros, aqui vai ser bem científico", disse o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, ao divulgar os números atualizados.
Fonte - CNN

Nenhum comentário