F

Notícias de Última Hora

Trump é o terceiro presidente dos EUA a ser alvo de impeachment

Trump é o terceiro presidente dos EUA a ser alvo de impeachment

Donald Trump tornou-se no terceiro presidente na história dos Estados Unidos a ser alvo de impeachment, segundo a CNN. A maioria democrata aprovou favoravelmente os dois artigos de impeachment por abuso de poder e obstrução ao Congresso na Câmara dos Representantes, um desfecho que já era esperado. 

Donald Trump junta-se assim a Andrew Johnson (1868) e a Bill Clinton (1998) na lista dos presidentes que passaram à fase decisiva do processo de destituição. 
Na origem deste processo de impeachment, que teve início em outubro, estão as acusações de que Trump pressionou o presidente ucraniano Volodymyr Zelinskyi para investigar Hunter Biden, filho de Joe Biden, candidato democrata às presidenciais do próximo ano, retendo ajuda financeira à Ucrânia.
Hunter Biden fez parte da administração da Burisma, uma empresa ucraniana envolvida em casos de corrupção. 
Para os democratas, Trump abusou do cargo de presidente para obter ganhos pessoais políticos. 
Próximos passos do impeachment
O processo de impeachment vai agora passar para a Câmara alta do Congresso norte-americano, o Senado, que vai servir como um tribunal para o julgamento político de Donald Trump. Esse julgamento poderá iniciar já em janeiro e será conduzido pelo juiz John Roberts, mas serão os senadores quem servirão de juízes, perante os advogados nomeados pelo presidente.
No entanto, é pouco provável que Trump se torne o primeiro presidente dos Estados Unidos a ser demitido pelo Senado (Andrew Johnson e Bill Clinton foram ambos absolvidos), uma vez que é necessária uma maioria de 2/3 de votos favoráveis e o Senado é controlado pelos republicanos. 
Os Senadores do Partido Republicano têm manifestado a intenção de rejeitarem este processo desencadeado pelos democratas.

Nenhum comentário