F

Notícias de Última Hora

Bibi Ferreira, grande nome do teatro brasileiro, morre aos 96 anos

Foto: Bibi Ferreira/Divulgação
Foto: Bibi Ferreira/Divulgação

A atriz Bibi Ferreira, um dos maiores nomes do teatro musical brasileiro, morreu na tarde desta quarta-feira (13), vítima de uma parada cardíaca. A artista estava em sua casa, no bairro do Flamengo, Zona Sul do Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pela filha dela, Tresa Cristina, ao jornal O Globo. Durante sua carreira, passou também passou pela TV.

Abigail Izquierdo Ferreira (nomede batismo) ainda foi cantora, compositora e diretora. Tinha ascendência portuguesa, espanhola e argentina, sendo filha do ator Procópio Ferreira e da bailarina argentina Aída Izquierdo. Ainda criança, tornou-se uma das atrizez mirins mais festejada do Rio de Janeiro. 
 
Sua estreia profissional nos palcos aconteceu em 28 de fevereiro de 1941, quando interpretou "Mirandolina", na peça La locandiera. Em 1944, montou sua própria companhia teatral, reunindo alguns dos nomes mais importantes do teatro brasileiro, como Cacilda Becker, Maria Della Costa e a diretora Henriette Morineau. Desde então, foram praticamente oito décadas na carreira. 

Ainda nos anos 1980, dirigiu inúmeros programas de televisão e shows de artistas da música popular brasileira, como Maria Bethânia e Clara Nunes nos anos 70 e 80. No ano passado, os 95 anos faz sua turnê de despedida com Bibi - Por Toda Minha Vida, espetáculo só com músicas brasileiras. Em 2015, entrou para a lista 10 Grandes Mulheres que Marcaram a História do Rio.

Nenhum comentário