F

Notícias de Última Hora

ONS determina interrupção de hidrelétrica para que lama de Brumadinho não atinga Três Marias

Na tentativa de evitar que os rejeitos da barragem de Brumadinho cheguem ao rio São Francisco, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) determinou ontem a interrupção das atividades da Usina Hidrelétrica de Retiro Baixo, na região Central de Minas. Se a operação não der certo, a lama atingirá a Usina de Três Marias, a primeira barragem do Velho Chico, entre 15 e 20 de fevereiro.
Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), a previsão é a de que a lama, que percorre o leito do rio Paraopeba – um dos afluentes do Velho Chico – a 1 km/h chegue à primeira usina entre 5 e 10 de fevereiro.
Se o sistema de Retiro Baixo, entre Curvelo e Pompéu, não amortecer os rejeitos, após atingirem Três Marias eles chegarão a Januária, Jaíba e Pirapora, cortadas pelo rio São Francisco.
Ontem, a ANA minimizou os riscos de uma eventual contaminação do Velho Chico. Segundo a assessoria do órgão, os impactos não seriam “drásticos”. “O que pode vir a acontecer é que os rejeitos afetem hidrelétricas e ribeirinhos que usam essa água para consumo”. A agência não esclareceu se alguma medida será tomada com relação a essa população.
Também por meio de assessoria, o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, afirmou que a maior probabilidade era a de que os rejeitos chegassem “em menor quantidade ou quase nada no rio São Francisco”, o que dependeria, ainda, das chuvas.
Apesar do cenário, o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Anivaldo Miranda, está otimista.
“O que aconteceu no Paraopeba pode ser definido como um desastre ambiental grande porte, mas o rio pode ter salvado o São Francisco. Há uma grande chance de a usina de Retiro Baixo conseguir amortecer a lama e evitar que ela chegue a Três Marias. E o Paraopeba, por sua extensão, também ajuda a ir diluindo essa lama ao longo do caminho”, explica.
De acordo com a assessoria do ONS, com o desligamento da usina de Retiro Baixo, o reservatório poderia represar a lama.

Nenhum comentário