F

Notícias de Última Hora

União dos Caminhoneiros diz que fará nova paralisação



Caminhoneiros prometem fazer uma nova mobilização em todo o país após o feriado de 7 de Setembro e por tempo indeterminado. A informação foi divulgada em nota pela União dos Caminhoneiros do Brasil (UDC).

A entidade acusa o governo de não ter cumprido o prometido em relação ao preço do diesel, que na última sexta-feira (31) teve reajuste de 13%.

A lei que estabeleceu a nova política de frete prevê revisão dos pisos mínimos caso o combustível tenha oscilação superior a 10%, para acomodar o aumento de custos dos caminhoneiros. 

A UDC reclama da falta de fiscalização nas estradas pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). A UDC pede mais fiscais e postos de fiscalização que obriguem às transportadoras a cumprirem a tabela mínima do frete.

“Pedimos imediatamente as seguintes providências afim de que a população brasileira não sofra os danos de uma nova paralisação”, afirma a nota.

 A possibilidade de uma manifestação perto das eleições, no entanto, já era ventilada dias após a paralisação, que durou dez dias em maio, como forma de pressão política. 

Caminhoneiros 

De acordo com Gilson Baitaca, líder do Movimento dos Transportadores de Grãos, do Mato Grosso, se a ANTT não se posicionar até o dia 7 ou 8 de setembro, é grande o risco de haver novas paralisações.

Baitaca também afirma que as transportadoras não estão cumprindo os preços da tabela do frete e não há fiscalização a respeito. “Queremos ver a lei chegar na ponta, nos caminhoneiros que estão nas estradas”, disse em entrevista ao jornal Folha de São Paulo.

Nesta última sexta-feira (31), a Abcam, entidade que reúne os motoristas autônomos, afirmou que pretende se reunir com o governo para discutir o tema e que “fará o possível para evitar nova paralisação” da categoria. 

A associação reafirmou ontem que se coloca totalmente contrária a novas manifestações e que aguarda o posicionamento da Casa Civil sobre o pedido de reunião. 

Tem circulado em aplicativos de trocas de mensagens áudios, cuja autenticidade não foi comprovada, convocando para paralisação que seria a partir da madrugada de hoje (3). No entanto, o porta-voz dos caminhoneiros do Espírito Santo, Bira Nobre, afirma se tratar de rumor. 

Apesar da informação do áudio ser falsa, Bira descreve o descontentamento da classe. “Os nervos estão a flor da pele. Estão insatisfeitos. As transportadoras não estão pagando a tabela de frete. É possível que se instale uma nova paralisação, mas nós, que somos de frente, estamos pedindo para aguardarem”, disse, acrescentando que uma reunião em Brasília está marcada para o dia 12 de setembro.

Nenhum comentário