F

Notícias de Última Hora

Mesários voluntários ganham até dois dias de folga por convocação




As eleições 2018 estão chegando, e cada voto é fundamental. O que também é importante é o cargo de mesário. Eles ficam responsáveis no dia das eleições, por: organizar a seção eleitoral, fazer a identificação dos eleitores, autorizá-los a votar, bem como processar justificativas. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral, nas eleições de 2014, dos quase dois milhões e meio de mesários, cerca de um milhão e trezentos mil trabalharam voluntariamente, quase metade do total. O mesário voluntário Luiz Carlos da Silva Bezerra já trabalhou em muitas eleições e destaca que as pessoas precisam ter paciência com os eleitores no dia da votação.

Esse trabalho voluntário traz também alguns benefícios aos mesários, como o direito a auxílio-alimentação e a dois dias de folga, no serviço público ou privado, para cada dia de convocação. Para o mesário voluntário em primeira viagem Pedro Calebe Moitinho Peixoto, esse foi um fator importante na hora de escolher trabalhar nessas eleições.

Mas nem todos podem trabalhar nas eleições. Estão impedidos de atuar como mesários voluntários aqueles que sejam candidatos ou parentes de candidatos, ainda que por afinidade, até o 2° grau, inclusive cônjuge ou companheiro. 

Nenhum comentário