F

Notícias de Última Hora

Omissão: moradora com inicio de infarto não recebe atendimento em ubs do mandacaru em Petrolina





Na manhã da ultima quinta-feira (19) por volta das 8:30, deu entrada na UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro mandacaru a senhora Diene Gey Magalhães de 50 anos, a mesma deu entrada na unidade se queixando de falta de ar, dores no peito e o braço.

Leidiana Magalhães filha de Dona Diene afirmou que recebeu orientações de outros pacientes que estavam na ubs para que desse um endereço falso e relatasse que era moradora do mandacaru, ou seja, eles (pacientes) já temiam o não atendimento da dona Diene.

Leidiana ainda relatou a nossa equipe de reportagem que ao chegarem ao local, repassou aos atendentes a situação da paciente: “Ao chegar lá, um rapaz que trabalha na ubs queria que ela fosse atendida, mas o recepcionista disse: Não podemos atender, ela é da área do terra do sul, ou seja, minha mãe não recebeu atendimento de urgência simplesmente por não morar no bairro e o que mais me deixa indignada que moramos a poucos metros da unidade de saúde” relatou.

E mesmo vendo a situação que uma senhora de 50 anos estava enfrentando, houve recusa atende-la, e bem sabemos que caso de urgência não se pode negar socorro e isso configura em omissão de socorro e está na lei 2848/40 artigo 135 que diz: “Deixar de prestar assistência, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à criança abandonada ou extraviada, ou à pessoa inválida ou ferida, ao desamparo ou em grave e iminente perigo; ou não pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pública: Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa”.


Outra coisa que deixou a família revoltada foi à atendente da triagem ao invés de prestar o socorro preciso, ela estava colocando outros pacientes na frente, tanto que a própria Diene invadiu a sala pedindo socorro e o que ouviu foi: “Não minha senhora não é assim não, a senhora tem que ter paciência tem outras pessoas na sua frente” esse foi o tratamento que foi oferecido segundo relato da família.

Como não teve respostas a família a encaminhou para a unidade do terra do sul, ao contrário do que aconteceu na unidade do mandacaru ela (Diene) foi bem atendida e logo de início se identificou o problema, a pressão já estava em 17 por 11 e os médicos a encaminharam para o hospital regional em Juazeiro Bahia que identificou o inicio de infarto e principio de trombose.
E fica a pergunta: imagine se acontece o pior com essa paciente, quem seria o culpado?

Com a palavra a secretária de saúde!

2 comentários:

  1. Eu estava lá e em nenhum momento foi negado o atendimento aquela senhora, o que aconteceu foi que pediram pra ela passar pela enfermeira (triagem) e que ela deveria aguardar sua vez pois tinha uma pessoa sendo atendida tanto pela médica como com a enfermeira, ela (a filha da paciente) ouvindo isso começou a falar palavras de baixo calão agredindo todos os funcionários do postinho. Quando acontecer uma coisa dessas tem que ver se é tudo verdade. Cadê que ela falou isso? Ela queria era que as pessoas que estavam sendo atendida saísse pra ela entrar.

    ResponderExcluir
  2. Vc autor deste comentário deveria se identificar. Vc deve ser mais um puxa saco do sistema. Quando a gente fala a verdade a gente se identifica. Se esconder no anonimato é coisa de covarde.

    ResponderExcluir