Cinco CPIs podem funcionar no segundo semestre no Senado
Há dois meses o PaÃs praticamente parou por conta do impacto da greve dos caminhoneiros na distribuição de combustÃveis. Entre as reivindicações da categoria, estava a redução do valor do litro de óleo diesel. A senadora Vanessa Grazziotin, do PC do B do Amazonas, apresentou um pedido para que uma CPI investigue a polÃtica de preços praticada pela Petrobras. De acordo com ela, essa comissão vai funcionar por trinta dias e pode ter acesso a informações que até então são indisponÃveis.
"Para que a gente possa estudar, para que a gente possa mostrar à população brasileira os dados reais e comprovar isto que os técnicos já dizem: é um abuso essa polÃtica de preços da Petrobras que, entre 2016 e 2017, ficou, em média, num valor 1,5 vez o valor praticado no mercado internacional." afirmou a senadora Vanessa Grazziotin.
Outra CPI que pode atuar neste semestre é a que tem o objetivo de apurar o interesse na privatização da Eletrobras. Autor da proposta para essa comissão de inquérito, o senador Hélio José, do Pros do Distrito Federal, acredita que a venda da estatal de energia vai resultar em aumentos na conta de luz.
"Se você privatiza o setor elétrico, quem vai determinar a situação é o comprador, e quem vai fazer isso vai ser o capital internacional. Então, o Brasil, na contramão da história, vai ficar numa situação muito difÃcil." disse o senador
Outras comissões parlamentares de inquérito já pedidas, mas ainda não instaladas, são para investigar os reajustes de preços dos planos de saúde, e para examinar os altos salários de servidores e empregados públicos. A quinta CPI já está em funcionamento e pode ser prorrogada. Trata-se da comissão que averigua casos de maus tratos de crianças e adolescentes.
Nenhum comentário