F

Notícias de Última Hora

Último mês de inscrições para o Prêmio Respostas para o Amanhã

Encerra no dia 25 de junho o prazo para inscrições na 5ª edição do Prêmio Respostas para o Amanhã, iniciativa da Samsung, com coordenação geral do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC). O concurso é voltado para professores e estudantes do Ensino Médio de escolas públicas de todo o Brasil, com o intuito de integrar conhecimentos de disciplinas como Ciências, Matemática, Física e Biologia aos projetos inovadores em prol da sociedade e de suas comunidades.

Para participar, os professores devem se inscrever no site oficial do prêmio até o prazo limite, 25 de junho de 2018. O principal objetivo do Respostas para o Amanhã é fazer com que os alunos, orientados por seus professores e em colaboração com seus colegas de turma, conheçam e identifiquem os problemas na comunidade para desenvolverem um projeto que contribua com uma solução simples e sustentável para melhorar o lugar onde vivem.

Os projetos serão desenvolvidos pelos alunos com o auxílio de até três professores, sendo o professor coordenador obrigatoriamente da área das Ciências da Natureza ou da Matemática e disciplinas correlatas. O professor coordenador poderá indicar até dois professores parceiros para apoiar o desenvolvimento do projeto de sua turma, e esses profissionais podem lecionar em outras áreas do conhecimento, como as Ciências Humanas e suas tecnologias e Linguagens, Códigos e suas tecnologias, fortalecendo a interdisciplinaridade.

Os grupos terão a seu dispor conteúdos como textos e vídeos educacionais, disponíveis no site do concurso, que abordam temas atuais e relevantes para a formação dos alunos. Para os alunos, o prêmio é uma oportunidade única de aplicar na prática todo o conhecimento trabalhado em sala de aula. Já para o professor, é uma chance de ouro para engajar e despertar no jovem o pensamento crítico e o protagonismo, lançando mão de novas formas de ensinar.

Respostas para o Amanhã - Realizado desde 2014 em vários países da América Latina, o Prêmio Respostas para o Amanhã já mobilizou mais de 106 mil estudantes e 7.300 professores de cerca de 3.321 escolas de todo o Brasil. Pernambuco esteve entre os cinco projetos vencedores em âmbito nacional nos anos de 2015 e 2016, com os projetos da Escola de Referência em Ensino Médio Maria Cavalcanti Nunes, de Petrolândia, e da Escola de Referência em Ensino Médio de Itaparica. Na 5ª edição, o Prêmio permanece com 25 projetos selecionados na fase inicial, a seleção regional. A segunda etapa é feita por votação online aberta ao público, o Júri Popular, e a terceira, à seleção nacional pela banca julgadora.

Nenhum comentário